Em uma noite, Tal estava se preparando para dormir quando de repente sua casa estremece. Ouve uma explosão nas redondezas da sua casa. Uma terrorista havia se explodido dentro do café Hillel. Seis corpos foram encontrados, entre eles havia uma jovem de 20 anos que morreu junto com seu pai. Ela se casaria algumas horas depois.
Esse acontecimento meche muito com Tal. Ela não se conforma com essa tamanha violência que é capas de tirar a vida de pessoas inocentes. Ela não quer ser como os israelenses que tem ódio no coração. Tal sempre teve esperança que um dia toda essa gerra finalmente acabace. Um dia na aula de biologia Tal tem uma ideia arriscada de escrever uma carta a um palestino contando o que pensa sobre esse conflito entre dois povos. Ela deposita a carta em uma garrafa, pede para seu irmão, Eytan, soldado a serviço de Israel na fronteira com a Faixa de Gaza, para que lance a garrafa ao mar. Mais seu irmão deixa a garrafa enfiado na areia da praia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkgweUFZR6tmpqomDqy_otUy5NVdwZS9tdjl1ai0aq0QiEbMyg0Z3v4JKQ-qvZzSPFninkKfGxhWT0kTcBt11HD164MCOLzM66ER2pE77TZTXY2CCGB-tOjBcu0Fj2tmaBRz5OHVV_hKBm/s320/939b90ce0606ec1566b0ea29f95a8783934f7b9b.jpeg)
Tal queria que uma garota palestina da mesma idade que a sua e que tenha a mesma opinião que a sua, encontrasse a garrafa para poder estabelecer um vinculo de paz entre as dias comunidades para a possibilidade do dialogo entre as duas comunidades.
Mas quem acaba encontrando a garrafa é um jovem palestino de 20 anos chamado Naim, que no inicio de identifica como Gazaman. O dialogo entre os dois é difícil, pois diferente de Tal, ele não acredita mais na paz. Naim reage de uma forma negativa, zomba de Tal, mais ela não desiste e pouco a pouco encontra o caminho que leva ao seu coração.
As mensagens trocadas enter ambos relata a realidade que se passa em Israel e a Palestina de uma forma que jamais um jornalista ou especialista no Oriente Médio poderia reproduzir.
A cena que mais se destaca no livro é o assassinato Yitzhak Rabin, no dia 4 de novembro de 1995. A paz nunca esteve tão perto, e a independência da Palestina tão próxima. Mais opositores estavam determinados a impedir o acontecimento e assim fizeram.
A historia é narrada primeiramente pelo ponto de vista de Tal e depois eles olhares de Naim. A leitura desse livro faz com que você se sinta que esta vivendo a historia como os personagens e sentir tudo que eles sentiram presenciando os acontecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário